terça-feira, 19 de junho de 2012

Planejar um casamento - Parte 2

Olá

Depois de muito tempo resolvi postar a continuação do planejamento do casamento, como eu havia prometido aqui!

Confesso que é um assunto que eu adoro pesquisar, conhecer, ler e etc... mas é bem cansativo montar esses posts, por isso acabo demorando! Prefiro montar tudo organizadinho e bonitinho para todo mundo enteder... ok?!?!

A Parte 1 falei em o que fazer 1 ano antes do casamento. Agora vamos continuar:

Entre 10 e 8 meses antes: 

- Confirme a data e o horário nos locais (ou no local) da cerimônia e da festa.
- Defina os padrinhos e madrinhas. Uma dica importante, veja no local da cerimônia o espaço reservado para eles, pois é extremamente chato que alguém que você convidou (ele -a- fez um esforço para estar lá, lindo, arrumado e talvez até tenha te dado um presente bom) fique "caindo" do altar. Sabe quando você vê nas fotos do casamento, um casal na escada do altar, enquanto todos os outros estão lá em cima?? Então... acho que não é legal. Por isso verifique o local e assim defina a quantidade de casais para cada lado, para que eles fiquem todos bem arrumadinhos. Se possível verifique no local se os padrinhos terão cadeiras para se sentar ou ficarão em pé toda a cerimônia (é legal informar a madrinha desse detalhe, porque ela vai pensar duas vezes antes de ir com aquele sapato lindo, mas que machuca horrores se for para ela ficar toda a cerimônia em pé!)
- Defina as damas e pagens. Também é importante verificar sempre as regras do local, existem igrejas que tem limite de entradas.
- Defina a cor da decoração. É bom já definir a cor da decoração para você escolher a paleta de cores que você vai pesquisar, pois por exemplo: papéis para confecção dos convites, cardápio e etc... alteram de preço dependendo da textura e a da cor escolhida. As flores para a decoração mudam muito de preço conforme a época do ano.
   Uma dica boa se você quer economizar é: pesquise quais são as flores mais baratas (e bonitas, não vamos nos esquecer que tudo tem que estar lindo, pode ser simples, mas de bom gosto... por favor!) na época do ano do seu casamento. Normalmente as floriculturas que você vai visitar, vão te mostrar vários arranjos, tipos de flores, cores, acabamentos, texturas, fitas e etc... e daí te darão essa informação!

Uma observação: Normalmente quando você contrata um buffet todo o serviço de cozinheiras, garçom, toalhas de mesa, talheres, copos, pratos, guardanapos e etc... estão incluídos. Mas se você vai fazer contratando tudo a parte faça uma lista para não se esquecer de nada. Pois imagina os convidados chegando e você percebe que não há guardanapos nas mesas... uma coisa tão simples, mas que vai fazer muita falta!


Agora é a hora de pesquisar:

1 - Pesquisar fornecedores: Buffet, floricultura, foto e filmagem, gráficas, músicos, dj, iluminação.
 - Vá a degustação em buffets
 - Confira as decorações já realizadas pela floricultura anteriormente
 - Confira as filmagens e os álbuns dos profissionais que você está pesquisando para isso. Lembrando: As fotos e a filmagem são as únicas coisas que você vai guardar! É importante pesquisar, verificar, reverificar para não se arrepender. Sempre fazendo caber no seu orçamento, mas nunca deixando de lado a qualidade!
 - Vá até as gráficas para verificar a qualidade das impressões. Ou como foi no meu caso, vá até locais onde vendem cartuchos de tintas, papéis, canetas, fitas; para você mesma confeccionar os seus convites.

2 - Os trajes: Comece a pesquisar os modelos dos trajes, do noivo, da noiva, dos pagens e damas. É bom saber que as crianças se irritam facilmente com roupas pegando, pinicando, apertando... fique atenta para que sua daminha não vá querer arrancar o vestido no meio do casamento.
 O vestido da noiva é sempre o mais esperado, então pesquise um modelo que além de caber no seu orçamento, deve caber no seu corpitcho, ok?!? Sempre é bom experimentar diferentes modelos, para ver o que melhor se adapta ao seu corpo, ao seu gosto. Pense nos detalhes que vão compor o seu vestido: com véu, com luvas, com garras, com cauda??
 O noivo: qual homem gosta de usar terno (ou fraque?) por muito tempo? Então é bom pesquisar os materiais, principalmente se o casamento for no verão, ou você quer se casar com um picolé derretendo??

3 - Pesquise os destinos de lua de mel que cabem no seu bolso e que agradam ao casal.



4 - Pesquise os detalhes que você vai querer no seu casamento: Marcadores de taças, noivinhos personalizados, lencinhos das lágrimas da alegria, livro de assinaturas, quadros, tag de agradecimento para carro, lembrancinhas, cartão de agradecimento de presente, etc...

Os sites que eu pesquisei para este post foram os mesmos do post anterior.. ok?!?


Por hoje é só!
Espero que gostem!

Até o próximo!

Beijoss

5 comentários:

  1. deve ser uma correria danada né
    acho que preferia contratar um organizador de uma vez
    porque do jeito que ou desorganizada o negócio não ia dar certo!

    Beijos amiga!
    http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma correria mesmo!!
      Mas é a melhor parte! Contratar um organizador (cerimonialista) ajuda muito, pois os problemas ficaram por conta dele, mas as escolhas são suas, então ele acaba te perguntando um monte de coisas!! rsrsr

      Eu sou hiper desorganizada, mas conseguimos fazer tudo... detalhes deram errado, mas foi divertido! rsrs

      beijoss
      E mais uma vez obrigada pela sua visita!

      Excluir
  2. Planejar casamento é uma delícia e um inferno ao mesmo tempo, hehehe. Ainda bem que no meu deu tudo certo :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, super bem explicadinho esse post ! Deu até vontade de organizar um casamento também rs

    Não precisa me agradecer pelo e-mail. Eu é que tenho que te pedir desculpas pela demora. Se o seu projeto realmente for pra frente, Boa Sorte e me mande o link quando ficar pronto !

    Qualquer dúvida, só me procurar ;)
    Beijos
    http://camalleoas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. São ótimas dicas, Carla! Vou anotando para fazer certo no grande dia! rs Beijos

    ResponderExcluir

Adoro saber sua opinião! Deixe seu blog, fan page, twitter, endereço facebook ou e-mail para que eu possa retribuir a visita!
Obrigado pelo seu comentário.
Volte sempre!