sexta-feira, 13 de março de 2015

Comprei uma Silhouette, e agora?

        Há algum tempo ganhei de presente do meu marido uma máquina que chama Silhouette (ganhei de tanto mostrar as coisas lindas que via na internet que eram feitas com ela, mas gente... eu não trabalho com artesanato, faço apenas alguns convites de casamento para conhecidos e parentes. Mas sabe que agora quero trabalhar com isso, será que dou certo?? O tempo dirá!!), ele comprou e não me disse nada, só vi o dia que chegou. Então não estava “preparada” para usá-la e completamente sem tempo. Esperei uma semana e então criei coragem e liguei a minha máquina. Posso dizer que não é nenhum bicho de sete cabeças, mas participo de alguns grupos no facebook sobre esse assunto e vejo muitas pessoas com dúvidas bobinhas que aprendi só acompanhando os outros posts no próprio facebook, gente vamos ler/assistir vídeos, ok?!?! É a melhor forma de aprender, não precisa sair perguntando tudo logo de cara, olhe os posts antigos dos grupos e irá ver várias coisinhas que você pensou em fazer e estão erradas. 

      O que eu percebi também é que alguns dos mais “velhos” têm pouca paciência com os mais novos, nem sempre, eu tive pessoas que tiraram algumas das minhas dúvidas muito bem. Mas para facilitar a vida dos que estão aprendendo resolvi dividir o pouquinho do que aprendi. Existem muitos blogs pela internet com dicas maravilhosas.

Chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.

1º O que tem na minha caixa? 

- A plotter 

- A lâmina 

- A base de corte 

- O cabo de energia 

- O cabo USB 

- Um dvd 

- Um cartão de um mês grátis na loja da silhouette (na minha veio, não sei se é obrigatório)


2º Montando a minha Plotter 

Preferencialmente coloque a plotter em uma mesa ou bancada que tenha “apoio” tanto na frente quanto atrás da máquina, para que a base de corte não fique “pendurada” durante os trabalhos.


Conectar os cabos de energia e USB 

Ligar a máquina para que o computador reconheça

3º Programa Silhouette 

Baixe pelo site ou instale com o cd que vem na sua caixa.

     Ao conectar e ligar a máquina pela primeira vez, automaticamente o programa irá verificar na internet se há alguma atualização para ele e baixar os cortes gratuitos que a Silhouette disponibiliza (se não estiver conectado na internet na hora que ligar a máquina não conseguirá baixar os arquivos grátis, mas se você já tiver algum arquivo studio no seu computador pode usar ele). Vamos começar com um corte simples para facilitar. 

     Clique no ícone de Biblioteca, vai abrir vários projetos grátis, escolha o que você quer trabalhar. 

No meu caso optei por um corte simples de um convite que estava fazendo.


4º Colocando papel na base 

     No início a base de corte vem com muita cola, assim se você for usar um papel muito fina provavelmente irá rasga-lo. Então para começar pegue seu ante braço (onde não temos pelinhos) e cole na base algumas vezes em toda a sua extensão, para diminuir a “pega” da cola, cuidado para não tirar toda a cola, é só até você sentir que já não está grudando tanto. Se não quiser fazer com o braço, use um pano que não solte pêlos (algumas pessoas colam a base uma vez em uma almofada ou lençol).

    Depois escolha o papel, inicialmente eu indico usar um com gramatura de 180g, ele não é muito grosso ao ponto de você não conseguir cortar e também não é muito fino a ponto de você acabar cortando a sua base logo na primeira “usada”. 

     Então cole na mesma posição que está aparecendo o papel na tela do seu Studio (isso caso esteja usando um papel A4 em uma base cameo, 30x30). Atente para as linhas das bordas, a borda do papel deve ficar certinho e o mais próximo possível das linhas da base.



5º Carregando a Plotter com a base e papel

     Por fim vamos carregar a base na maquina. No canto esquerdo haverá uma linha com duas setinhas.

    Você precisa colocar a sua base rente a linha com as setinhas. Assim:


     Atente para que os roletes (pecinhas brancas) estejam na linha da lateral da base, para que eles não passem sobre a cola (se você fizer isso provavelmente irá sujar o rolete e terá problemas). Encaixe a base de forma que ela fique com as pontas sobre os roletes.


     Agora é só apertar o “enter” na sua máquina na opção Load Cutting Mat (atente para isso!! É essencial). A máquina vai puxar a base só um pouquinho.





6º Ajustando a lâmina 

     Quando você olhar no Studio verá um desenho do lado direito superior de uma lâmina, clique sobre ele, e aparecerão as configurações de corte, então você escolhe o Padrão 180g (se você estiver usando papel 180g, ok?!?!). O programa lhe mostrará a configuração padrão para esse corte: 

     Mas aí vai uma ressalva, como é a primeira vez que vai utilizar a máquina, a sua lâmina está novíssima e... cortando muito!! (isso é o normal, se não estiver assim ela veio com defeito). O programa vai te mostrar que você tem que ajustar a lâmina para 3, mas... eu usei em 1 e cortou perfeitamente. 

      Então vamos montar a sua lâmina, ela vem dentro de um saquinho, uma peça preta e uma cinza, eu fiquei pensando várias vezes em como encaixar um no outro, mas na verdade essa peça cinza é apenas um “ajustador” (não se desespere se perder este, na própria máquina tem um “buraquinho” com a mesma função). Verifique se a parte de baixo está totalmente rosqueada, confira as fotos:




     Agora você deve ajustar a lâmina. Com a pecinha cinza em mãos, você vai ver que ela tem uma seta, encaixe com essa seta apontando para a linha vermelha que tem na lâmina, Gire com cuidado e pare no número que você desejar, lembre que esse número você conferiu qual a indicação no programa da silhouette. (mas a dica é sempre: use menor do que indica lá quando a lâmina for nova, para não cortar a sua base). 

     Por último é encaixar a lâmina no suporte da máquina. Coloque com a lâmina para baixo e o risco de plástico para frente, na mesma reta que o vão do aparelho, então gire a “manivela” para travar a sua lâmina.






7º Cortando 

     Depois que já deixou tudo preparado é só ir no ícone da silhouette (do lado direito superior no programa Studio) e clicar em Enviar para Silhouette. 

      Aguarde a máquina terminar todo o seu trabalho. 

     Então vai aparecer na tela da máquina a opção Unload. Aperte o enter e ela irá “cuspir” a base. Retire a base da máquina.






8º Tirando o seu primeiro corte da base 

     Com o é seu primeiro corte essa é uma etapa importante. 

     Lembre-se de não tirar o papel da base e sim a base do papel. Mas Carla.... como assim??? 

    Segure a ponta do papel e vá dobrando a base atrás do papel, assim ele solta e não enrola, pois se fizer ao contrário, provavelmente ou seu papel irá rasgar ou irá enrolar.



     Depois é só limpar a base tirando todos os pedacinhos de papel e partir para o próximo projeto que desejar. 

     Mas então vem aquela pergunta, e as marcas de registro?? 

     Você só irá colocar as marcas de registro se desejar fazer um Print & Cutting (ou seja, se imprimir uma imagem na sua impressora comum e quiser que a silhouette corte em volta), ok?!?! Vou explicar no próximo post para que esse não fique muito longo!

9º Guardando sua silhouette
     
     Eu optei por guardar minha silhouette na caixa, então todas as vezes que vou usar eu tiro, monto tudo e depois desmonto e guardo. Primeiro porque ainda não tenho um espaço específico para fazer minhas "artes", segundo porque aqui em casa junta muito pó, então acredito que se eu deixar para fora vai juntar poeira e acabar danificando a maquina (sei que existe a capa para ela, mas ainda não comprei).

    Então todas as vezes que termino de usar eu tiro a lâmina da máquina, volto na posição 0 e "desrosqueio" um pouco a pontinha branca, para que a lâmina fique completamente pra dentro, porque percebi que mesmo estando no zero a pontinha da lâmina fica para fora, e para não danificar, preferi fazer isso. Por fim coloco dentro do saquinho e guardo todas as outras peças. A minha base eu coloco a proteção sobre a cola e guardo dentro do saquinho que veio.



Beijos até a próxima!!

9 comentários:

  1. Eu amei a sua postagem....Pra mim foi mais que útil....Me Marido me deu presente a Sil...E a minha chegou na ultima quarta feira....Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou Elaine!!
      Quero postar mais coisas sobre a silhouette, sei que já existem muitos blogs com dicas valiosas, mas acho que sempre tem alguma dúvida ou um jeitinho diferente de explicar as coisas... então quero dar a minha contribuição!
      Mas confesso que tenho um pouquinho de preguiça de tirar as fotos, esperar carregar pra colocar no blog, com o seu comentário fiquei mais animada!!
      Vou fazer um de print e cut detalhadinho essa semana!!

      Volte sempre!!

      Beijos

      Excluir
    2. Meu Deuuuuuuuuuuuuuus
      Graças a Deus encontrei seu post, ja estava desistindo kkkkkkk
      Muito obrigada e continue nos orientando por favor. bjus

      Excluir
  2. Obrigada pelo post... não sabia o que fazer para não enrolar o papel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que conseguiu tirar a sua dúvida! Espero em breve postar mais sobre a silhouette... adoro minha máquina!

      Se tiver alguma outra dúvida, deixa aqui... assim que puder eu respondo.

      Obrigada pela visita.

      Beijoss

      Excluir
  3. Quais sao os grupos no facebook e quais os blogs que voce recomenda. Estou ansiosa esperando a minha chegar.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita. Tomara que tenha tirado algumas das suas dúvidas tambem.
    Eu tenho muitos grupos, mas o que acabo participando mais é o Silhoette - ensinando e aprendendo. Mas tem muito, e todos tem dicas valiosas.
    Confesso que quando quero aprender algo não me importo onde estou lendo, pesquiso e tudo que aparece leio... e vejo o que mais se encaixa na minha necessidade, faço as adaptações e mando ver.

    Se tiver alguma outra dúvida. Me chama, volto a postar algo aqui.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela dedicação em ajudar ! Graças a Deus achei seu blog e me sinto mais confiante em tirar minha máquina da caixa rs

    ResponderExcluir
  6. Estou gostando muito das dicas. Comprei minha portrait agora e estou aprendendo muito com os vídeos. Parabéns!

    ResponderExcluir

Adoro saber sua opinião! Deixe seu blog, fan page, twitter, endereço facebook ou e-mail para que eu possa retribuir a visita!
Obrigado pelo seu comentário.
Volte sempre!